COMPARTILHANDO FATOS, IDÉIAS E VIDA ENQUANTO CAMINHAMOS

3 de jan de 2009

Caminho Litoral Paulista


Servos do “Caminho” na Baixada Santista: Paz e Bem nesse novo ano!
Listei uma série de alvos que pretendo priorizar em 2009 no Caminho da Graça. Quero compartilhar com vocês, a fim de que tudo seja feito em oração e dedicação amorosa da parte dos que se sentem convocados.
1)      Instituir o Caminho-Litoral Paulista: encontros bi-mensais (um em cada cidade), unindo em eventos de fraternização os grupos que se reúnem em Itanhaém, São Vicente, Guarujá, Zona Noroeste e Zona Leste de Santos, além do pessoal do ABC e São Sebastião, convidados. Para tanto, vamos mudar o blog do Caminho Santos para Caminho Baixada Santista ou Litoral Paulista, iniciar reuniões com os mentores: o Conselho do Caminho aqui no Litoral, para fazermos muitas coisas legais juntos, como BH faz com as estações do interior do estado de MG: O chamado JUNTA.
2)      VOLUNTARIADO PASTORAL: Vamos suprir de acompanhamento cada irmãozinho recém-chegado às Estações. Em Santos, iniciaremos, sob a supervisão do Clayton, a seleção de 20 pastores locais – gente boa de Deus que ama Jesus e gosta de gente, que atuarão se dispondo a ensinar o evangelho nos lares, e orientar as pessoas em seus dramas e necessidades. Tais irmãos receberão um kit de apoio* contendo nossos livros e vídeos mais singulares. 
1)      NT
2)      Jornal do Caminho
3)      Carta Marcelo
4)      Explicação de como funciona o grupo de email do Caminho
5)      Proposta de um curso bíblico por correspondência
6)      DVD Tapeceiro da Vida
7)      DVD Novas Configurações Familiares
8)      Aúdio CAMINHO E  ESTRADA e outros áudios de Santos
9)      Livro CAMINHO DA GRAÇA PARA TODOS
10)   “Cardápio” de ONGs associadas, para desafio ao voluntariado

3)      Abrir Caminhos-Convivência em toda casa, escritório ou escola interessada em ter a reunião de um pequeno grupo de oração e compartilhamento no Evangelho.

4)      Criar uma FUNDAÇÃO DE APOIO ÀS ONGs que servem à sociedade de modo maciço e organizado.

5)      Alugar a CASA DO CAMINHO, para termos um lugar de reuniões que possa ser útil em outros dias da semana, além de domingo à noite; saindo, então, do colégio Acácio. Se 10 pessoas se comprometerem com 300,00 mensais, por ex, além das ofertas espontâneas de todos, então poderemos dar conta dos custos de locação e manutenção do local.
II) E eu?

“Enquanto estou vivo, e cheio de Graça, talvez ainda faça um monte de gente feliz!”


Amigos, esse ano pretendo, com a Graça de Deus, fazer a ponte mais adequada entre minha carreira clínica e a acadêmica, indo de doutor a professor. Não é um caminho fácil: tenho que escrever muitos artigos, publicá-los, ser examinado em bancas de teses, pesquisar, estudar, patentear invenções, dar aulas, aulas, aulas... etc...

Tecnicamente, não é a melhor escolha, pois os rendimentos são bem inferiores mesmo. Contudo, a sobrecarga de concentração, de empenho e tempo que a vida clínica exige tem me envelhecido sobremaneira nesses 15 anos de carreira, e fazendo com que eu ofereça sempre o resto de mim para aquilo que mais me alegra e anima, que é pregar o Evangelho. Prefiro que minha família faça economias necessárias a suportar uma provável contenção financeira, do que me acabar todo no processo, adoecer, perder meu melhor espírito... A transição entre um dentista de consultório e um coordenador de cursos se fará pelo menos em 2 anos (2009 – 2011) – se o Senhor assim o permitir.

Minha intenção primordial é sobrar mais de mim para o CAMINHO, para a pregação, para o anúncio libertador, para a amizade com o pessoal do CAMINHO-SERVIÇO.

O Caio vive me dizendo: não pare de trabalhar, não troque tua liberdade de ir e vir por nada. Sim! Mas isso não significa que eu não tenha que diminuir o ritmo de alguma forma, pq ninguém consegue carregar 1000 pratos sem deixá-los cair um dia, e eu não quero cair um dia...

Para tanto, queridos amigos, conto com vcs, preciso que TODOS tenham o CAMINHO como prioridade, agora que cada um já crê que o “Caminho” é um testemunho do Evangelho para essa geração! Temos vencido o maligno e suas tentações de “igrejar” o Caminho, pela graça de Deus.

Então, quem quer andar junto aqui, eu peço, por favor: pulem pra dentro. Preciso que vcs assumam coisas, buracos, espaços vagos, falhos, vazios, inoperantes... Preciso de gente com iniciativa, com perfil empreendedor, sonhador, pastoral... Preciso que vcs apareçam, cresçam... Eu não tenho ciúmes e nem medo de ninguém! Eu quero pregar domingo à noite qdo estiver em Santos e des-centralizar tudo!

Resolvi q esse ano não vou atender gente durante o meio de semana em casa, para aconselhamento... São 3 anos seguidos fazendo isso (fora os 10 de Presbiteriana e os últimos 10 de CVC, sempre assim). Sim, sempre com amor (Deus sabe!), mas com muito cansaço pós-consultório (onde há gente o dia todo), recebendo irmãos até altas horas, pq só tenho as noites, de roupa branca ainda, sem falar com meus filhos, sem tomar um banho decente, sem ver o Corinthians jogar...rs

Então, vou concentrar os atendimentos aos sábados, vários por sábado...
E pregar domingo na Estação ou por aí... pelo caminho... pois tive que reconhecer tb q tenho um função a exercer junto ao CAMINHO BRASIL...
E encontrar vcs, amigos, para NADA... só pra estar juntos, pois confesso que sinto uma falta desgraçada de vcs, de amigos mais chegados que um irmão...
E cuidar do CAMINHO-NAÇÕES, q me foi delegado ano passado.

E só.

E todo o resto?

É vosso!

Temos em torno de 250 pessoas ao nosso alcance, considerando os escritos no grupo de emails, e os que freqüentam a Estação Santos, em rodízios e flutuações, que fazem com que, na melhor das hipóteses, reunamos dominicalmente em torno de 90-100 pessoas, além do povo que se reúne com o Rui Elizeu, com o Tupi, com o Jojô e com o Célio, em Itanhaém.

É a eles que temos que servir, e a todo aquele que o Senhor for acrescentando...

É para servir gente que eu peço que vcs cuidem em 2009: da infra das reuniões, o pastoreio geral, as iniciativas sociais, o cuidado com jovens, adolescentes e crianças, o acompanhamento de casais, a locação de um espaço, a música, às artes, teatros, passeios, eventos, etc...

É de quem tem o coração no Evangelho. É de quem sempre achou que eu concentrei tudo demais nesses tempos.

Taí, tudo des-concentrado....Des-centralizado... Se vcs não fizerem, nada será feito!

Bom, a sinceridade tem seu preço. Sei disso faz tempo. O primeiro é perder alguns de vós, como o Espírito já me avisou que ocorrerá. Mas engulo o choro e sorrio com muita alegria em saber, tb pelo Espírito, que eu perco gente no "Caminho", mas ninguém mais se perde do CAMINHO!
Tb me consola que esse ano receberemos muitos outros para a linha de frente!
Deus seja louvado, o Senhor dos 'Exércitos'!
_____________________________________________________________________________


INFRA-ESTRUTURA MÍNIMA DE REUNIÃO DOMINICAL

1)      Data-show com DOCE REVOLUÇÃO, SITE, BLOG e VVTV em anúncio todo o tempo...
2)      Instrumentos musicais
3)      Microfones, fios, som adequado e chega de atrasos exagerados.
4)      Material de Filmagem
5)      Água para Batismo, sempre
6)      Locadora de vídeos do Caminho, para quem não tem banda para assistir as coisas por internet, caso da maioria.
7)      Distribuição de informativo aos convidados, todos eles, todo domingo, com a agenda da Estação.
8)      Novos Testamentos
9)      Crianças: chega de aulas! Teremos oficinas!
10)   Murais com relatórios financeiros e contas-correntes das ongs amigas e da Estação, pra ser tudo auditável e verificado por qq um.


Marcelo Quintela

Santos/SP
--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus
-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---

Nenhum comentário: