COMPARTILHANDO FATOS, IDÉIAS E VIDA ENQUANTO CAMINHAMOS

7 de abr de 2011

O orfanato na Nigéria, eu e você e as crianças nigerianas em 2011


Fim de 40 dias nos quais mergulhamos numa guerra política e jurídica envolvendo o destino de mais de duas centenas de “crianças-bruxas” outrora recolhidas no orfanato C.R.A.R.N. / Nigéria.
Vencemos! Não sei como! Graças a Deus! O Orfanato é nosso! Só nosso! As responsabilidades pedagógicas, esportivas, administrativas, filosóficas, judiciais, sociais, bem como a saúde espiritual, emocional e física de cada uma das chamadas “Crianças-Bruxas” é do “Caminho da Graça” em sua versão internacional e humanitária, o “Caminho-Nações”.
Amigos amados, testemunhas desse momento, eu preciso lhes dizer que não estou cabendo em mim de felicidade e angústia! De satisfação e aflição! De choro e gargalhadas de verdade!!! Pareço uma criança! (Depois explico as gargalhadas...)
Mas, falando bem sério, ontem nem dormi pensando e orando por todos as personagens da Missão “Pequeninos na Nigéria”. Elas aparecem assim:

1) Gary Foxcroft, jovem inglês, descobre o comércio de alminhas humanas no Sul da Nigéria, África Ocidental; e funda a SSN (Stepping Stones Nigeria) em Londres;
2) Sam Itauma, jovem nigeriano, sem recursos ou planejamentos, começa em 2003 a recolher as crianças que vai encontrando nas ruas, após a bruxificação que impede até que elas continuem estudando em suas escolas, morando em suas vilas, dormindo em suas casas...
3) A SSN torna-se parceira de Sam e fundam oficialmente o orfanato C.R.A.R.N (Child´s Rigth and Reabilitation Network) em 2006, cuidando de 30 crianças;
4) Helen Ukpabio, famosa diretora de cinema na Nigéria é também apóstola da grande denominação Liberty Gospel é considerada a grande promotora da bruxificação infantil. O país inteiro assiste a sua película “O fim dos ímpios”, no qual explica como as crianças se tornam bruxas e podem fazer mal aos adultos. Seu livro sobre os segredos para reconhecer um bruxinho pelos sintomas que os filhos apresentam neurotizam a comunidade neo-pentecostal. Uma paranóia persecutória se instala no sul cristão do país. A Liberty Gospel enriquece. Exorciza os pequeninos ao custo de muitos salários!
5) Gary Foxcroft filma um documentário que prova a culpa da Pra. Helen Ukpabio. O filme ganha o Grammy de “Atualidades” na Europa e Gary ganha toda a indignação dos “pastores do mal”.O Governador do Estado passa a considerar crime a estigmatização infantil, e em visita gravada ao CRARN doa milhares de dólares para a ampliação do orfanato, que com 210 crianças em 2009, passa a ter capacidade para receber outras mil !
7) O UNICEF classifica o fenômeno como “recente, moderno e urbano sem vínculo com a cultura, sendo somente o abuso dela”. Nada é feito, contudo, para a prevenção do problema. O C.R.A.R.N está pronto para receber mais e mais crianças-bruxas.
8) Um único vídeo é traduzido para o português e chega ao Brasil. O pastor Caio identifica a Teologia da Prosperidade, Batalha Espiritual e de Maldições Hereditárias como os elementos-chaves de sustentação dessa crença, e monta a equipe que faria em Janeiro de 2010 uma incursão de mapeamento da situação e pregação do Evangelho para evitar que mais crianças sejam abandonadas!
9)  A Missão “Pequeninos na Nigéria” fica 20 dias em solo nigeriano e se embrenha no sub-mundo das ocorrências chegando onde ninguém ainda havia chegado, pregando, ensinando, distribuindo literatura, fazendo cruzadas, discípulos, voluntários, amigos e inimigos. O C.R.A.R.N nos recebe de braços abertos e passamos a trabalhar para também suprir suas muitas necessidades.
10) A “Missão-Maio” leva as contribuições financeiras dos  brasileiros para locação de uma base exatamente na localidade de maior incidência de profecias de bruxaria e de abandono infantil. Uma casa começa a ser reformada e um grupo nativo passa a representar o Caminho-Nações (Nigerian Way to the Nations).  Ninguém entende o que queremos dizer com “prevenção”, nem mesmo o Orfanato, que só tem sua existência justificada pela constante pregação da perversidade realizada pelo “lado obscuro da força”. Gary fica preocupado com a “duplicidade de funções” entre o CRARN e a casa “Way to the Nations”. Explicamos a ele que não vamos recolher as crianças, vamos lutar para devolvê-las a suas comunidades e calar a boca dos pregadores das maldições pela via da pregação do Evangelho. O JOJO DE OLIVENÇA inicia o projeto de Surf como o que desenvolve com crianças de rua aqui no Guarujá.
11) A Missão “Way to the Future” em setembro de 2010 leva o Leonardo pela terceira vez consecutiva à Nigéria. A CASA DO CAMINHO é inaugurada. Nossa pregação não para! O Leo adquiri um horário nobre na TV para gravar mensagens em inglês do pastor Caio Fábio, leva remédios e roupas para o C.R.A.R.N, que passado todo um ano, se mantém muito mal estruturado, apesar das libras esterlinas da SSN. O Leo também vai a TV, ao rádio, ao jornal e já é reconhecido nas ruas como um reverendo ativista.
12) Finalmente, Helen Ukpabio reage. Contrata o maior escritório de advocacia do país, acusa o governador de perseguição religiosa anti-constitucional e exige indenização altíssima, a SSN é acusada de se beneficiar da “desgraça” nigeriana para se promover no exterior às custas da imagem da Nigéria e isso chama atenção dos políticos locais. A pra. Ukpabio dá uma entrevista ao New York Times, em Boston, e diz que os 210 bruxinhos são “atores”. Sim, atores mesmo, segundo ela! Na Nigéria, seu escritório levanta judicialmente dezenas de acusações contra Sam Itauma, que vão desde problemas fiscais e contábeis até violência e estupro. O mundo desaba, o governador teme e abandona seu apoio ao orfanato. Sam não responde as alegações e foge. Gary tem seus vistos negados à Nigéria. A SSN retira o apoio ao CRARN em Janeiro de 2011. Uma comitiva governamental desce ao Delta do Rio Níger para investigar, cinicamente, se, de fato, EXISTEM crianças-bruxas e se a “igreja” está envolvida nisso (?!). A Comissão chega à casa do Caminho, vê os resultados do nosso trabalho e elogia seu andamento. Mas, para se livrar da indenização à apóstola, o relatório da Comissão já está pronto antes de concluir a investigação, o governador está disposto a acabar com tudo! E é o que acontece...

Muito bem... Chegamos  a fevereiro de 2011. Políticos nigerianos avisam o Leonardo por telefonema ao Caminho em Londres que não nos aproximemos da Nigéria nessa hora, pois começou a verdadeira “caça às Bruxas”. A prisão de Sam Itauma é decretada. Ele continua foragido e não retorna nossos telefonemas. O telefonema é claro: O CRARN será fechado e suas crianças espalhadas e nada pode ser feito a esse respeito! E agora?

1) Leonardo me liga arrasado de madrugada e pede que eu escreva imediatamente uma carta aos políticos nigerianos pedindo que adiem a extinção do orfanato.
2) Eu tento “parar o mundo” para escrever a mais convincente carta da minha vida: Digo até que o ex-presidente Lula abriu o Brasil para o intercâmbio com a Nigéria, e que agora não aceitaríamos ficar de fora dos destinos daqueles que temos dedicado nossos recursos com todo carinho. Acrescento que nossa ancestralidade africana nos torna mais próximos que ingleses e americanos, e que a cultura Iorubá é intensa aqui no maior país negro fora da África, que nossos planos estão além do futebol pelo qual nos conhecem, que aqui já cuidamos de crianças-de-rua, e, sinceramente, não faltou apelar nem a César! Ao final, fiz-lhes um desafio: Nos dêem o orfanato. Somente a nós. Sem sociedades com políticos ou donos de ONGs. E retornem num prazo de um ano para ver como transformamos o Orfanato num SENAI, seus internos em jovens psicologicamente tratados e cidadãos de bem; e abram nossos livros de contabilidade para verificar que, inacreditavelmente, as contas vão bater!!!
3) Em Londres, o Leo tem reuniões com o Gary. Foxcroft avisa que dificilmente vão nos dar o orfanato, pois somos estrangeiros e eles temem pela imagem do país por aqui... O Gary está cansado. É idôneo. Não confia nos outros candidatos (entre igrejas e missões) a assumir. Diz que só se mantém como parceiro se os brasileiros assumirem tudo e dispensarem toda a atual diretoria... Isso nem seria necessário. Chega a notícia que toda a diretoria do CRARN abandona seu posto. Boatos dizem que Sam deve estar nos EUA. E a gente só pensa naqueles rostinhos que, se forem “dissipados” por outros orfanatos do país, serão discriminados por serem “bruxinhos” e voltarão ao inferno!

Ontem, dia 21 de Março, o Leo me liga sem parar. Estou dando aulas. Eu sei que alguma coisa aconteceu, mas só não sei o quê! Peço a Deus que acabe logo com isso (nem sei mais pelo que orar... Sabe aquela fase seja feita a Tua vontade? Então...)

 - “Mano! Decidiram! O orfanato é nosso! Tenho que embarcar nessa sexta-feira para o Campo. Deixo a Ayla grávida aqui em Londres. Vou montar nossa diretoria com os caminhante de lá e volto para casa pra ficar com minha esposa. Dez dias em casa, vinte dias no orfanato, vou fazer mais ou menos assim...ok?”

- “Mano? Ei...
Marcelo?
Você está aí, meu irmão?”

Não. Tô no céu...! Mas volto à Terra em segundos:

- “O que você precisa, Leo?”

- “Nada, só de dinheiro! Acabei de pedir demissão da empresa e eles estão muito bravos!”

- “Foi o que imaginei...”

- “Vai na Paz meu irmão. O resto sou eu quem faço. Eu... e um milhão de amigos!”

Ah, quanto às gargalhadas que me sobem aqui é porque eu fico pensando: A falsa-pastora-produtora de filmes infernais pensa que seus problemas acabaram. Eh! Acabaram sim... Acabaram foi DE COMEÇAR!!!! Kkkkkkkkkkkkk... Deus é bom! Kkkkkkkkkkkkkk... Deus é muito bom e a sua misericórdia dura para sempre... kkkkkkkkkkkkk... E os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam... kkkkkkkkkkkkkk... Mas permanecem para sempre!...

(Não estou embriagado não, gente... Tô curtindo uma espécie de “potência” passageira e tola, pois afinal, eu sei que tudo é GRAÇA DE DEUS... Mas me deixa assim... kkkkkk... Só hoje, vai... rsrs. Amanhã eu estou preocupado com os 210 filhos do Caminho-Nações, porque nós, na verdade, somos muito pequenos, somos nada, ninguém...). Mas hoje me deixa assim:

Bispo Macedo, pode esperar, a tua hora vai chegar!” rsrsrs...

Opa, acabou, Rejane mandou eu ir pra cama dormir AGORAAAAA...

Vou tentar.

Obrigado por existirem! Vocês todos, e cada um, são personagens em azul! Amo vocês!

Marcelo, na mesma Graça

Um comentário:

Mari Bracco disse...

EH isso ai! Qdo Deus esta na frente...... O resto vc ja sabe ;) saiba que estou contigo em oracao! Um abraco!

Marianna Bracco